Make your own free website on Tripod.com
XV Copa do Mundo da FIFA - 1994
Ariel Ortega
Home

080807ortega.jpg

Ariel Arnaldo Ortega (Libertador General San Martín, 4 de março de 1974), é um jogador de futebol argentino.

Começou a jogar no River Plate em 1991 aos 17 anos pelas mãos de Daniel Passarella, onde se destacou pela sua forma de jogar, ganhando no River vários campeonatos se tornando uma das referências da equipe, que dominou o futebol argentino nos anos 90.

Ganhou a Copa Libertadores da América em 1996 e no ano seguinte transferiu-se para a Europa, onde jogou no Valencia na Liga Espanhola.

Jogou ainda nas equipes italianas da Sampdoria e Parma. Em 2000 voltou ao River Plate onde voltou a ser ídolo do clube. Já em 2002 foi transferido ao Fenerbahçe, da Turquia.

Em 2004, voltou à Argentina para jogar no Newell's Old Boys. Nesse clube foi campeão em 2004. Em 2006 voltou ao seu clube de origem, o River Plate. Porém no início da temporada 2008/2009, foi emprestado ao Independiente Rivadavia da segunda divisão da Argentina, para tentar se recuperar de problemas com alcoolismo. Após a curtíssima passagem pelo Independiente Rivadavia, regressou novamamente para o River Plate.

Ainda em 2009 voltou a ter problemas com o alcoolismo, desta vez foi proibido de integrar o grupo do River Plate até que se trate do problema após mais uma recaída. Com a gravidade do assunto, Ortega estuda a possibilidade de abandonar os gramados.

Na Seleção Argentina de Futebol, Ortega estreou em 1993, em uma partida contra Alemanha em Miami, jogando pela seleção em três Campeonatos Mundiais da FIFA.

volta à página inicial