Make your own free website on Tripod.com
XV Copa do Mundo da FIFA - 1994
Roy Keane
Home

shrinker465.jpg

Roy Maurice Keane (Cork, 10 de agosto de 1971) é um ex-jogador de futebol da Irlanda, tendo jogado em times como Manchester United, Nottingham Forest e Celtic Glasgow. Atualmente, ele é o treinador do Ipswich.

Foi capitão do Manchester United (1997-2005) e é um dos jogadores que ganhou mais títulos na história no futebol inglês. Foi capitão da Seleção Irlandesa, pela qual foi convocado para duas Copas do Mundo: a de 1994 e a de 2002. No mundial da Coréia e Japão, entretanto, foi dispensado da equipe antes da competição, por brigar com o técnico Mick McCarthy.

Seu nome, na língua gaélica irlandesa, seria Roy Muirís O'Catháin.

Ao contrário do que muitos pensam, Roy e Robbie Keane não são irmãos. Não são sequer da mesma família.

Era um jogador combativo, por vezes violento. Em 2001, no clássico do United contra o Manchester City, realizou uma das jogadas mais sujas já vistas no futebol inglês, ao entrar violentamente no capitão da equipe rival, o norueguês Alf-Inge Håland, que teve de encerrar a carreira devido às conseqüências da lesão. Roy Keane afirmou depois que não estava arrependido, justificando-se como sua vingança por ter lesionado-se em choque com o mesmo Håland na temporada 1997/98. Na época, este jogava no Leeds United e a lesão de Keane, recém-promovido a capitão do Manchester, fez-o perder o resto da temporada - e os Red Devils perderiam o título da Liga Premier para o Arsenal.

volta à página inicial