Make your own free website on Tripod.com
XV Copa do Mundo da FIFA - 1994
Hristo Stoichkov
Home

hristostoichkovbulgaria.jpg

Hristo Stoichkov Stoichkov - em búlgaro, Христо Стоичков Стоичков (Plovdiv, 8 de fevereiro de 1966), é um ex-jogador búlgaro de futebol, considerado o melhor da história de seu país. Atualmente é técnico.

Atacante, começou a carreira em 1981 na equipe do Maritsa Plovdiv, da segunda divisão búlgara. Em 1985 foi contratado pelo CSKA de Sófia, por onde ganhou 3 Ligas e 4 Copas da Bulgária. Em 1989, o FC Barcelona pagou 400 milhões de pesetas por seu passe.

Foi aí que passou a ser considerado um dos melhores jogadores que já passaram pelo Camp Nou. Integrando o Dream Team de Johann Cruijff, ao lado de jogadores como Andoni Zubizarreta, Ronald Koeman, Josep Guardiola, Michael Laudrup e, mais tarde, Romário. Por essa equipe, ganhou vários títulos.

Depois, passaria por vários times, como Parma, Kashiwa Reysol (Japão), Al Nassr (Arábia Saudita) e Chicago Fire e DC United (ambos dos EUA), por onde terminou sua carreira, em 2004.

Ganhou a Bota de Ouro (juntamente com Hugo Sánchez) em 1990, Bola de Ouro de 1994 e foi segundo melhor jogador do mundo pela FIFA em 1995. Está incluído na lista FIFA 100.

Pela seleção, alcançou o quarto lugar na Copa do Mundo de 1994, quando foi também artilheiro da competição com 6 gols. Sua última partida pela seleção foi contra a Inglaterra, em 1999, com um combinado búlgaro.

Em 2001, ganhou o Prêmio Nobel de Futebol, sendo o primeiro búlgaro a conquistá-lo. Em 2003, foi eleito o melhor jogador búlgaro dos 50 anos da UEFA, nos Prêmios do Jubileu da entidade. No ano seguinte, assumiu o posto de técnico na seleção de seu país após esta disputar a Eurocopa. Em Abril de 2007 foi nomeado treinador do Celta de Vigo, mas durou pouco tempo no cargo. Hoje, ele treina o Mamelodi Sundowns, clube da África do Sul.

volta à página inicial