Make your own free website on Tripod.com
XV Copa do Mundo da FIFA - 1994
Andrés Escobar (In Memoriam)
Home

andres-escobar.jpg

Andrés Escobar Saldarriaga (Medellín, 13 de março de 1967 — Medellín, 2 de julho de 1994) foi um jogador de futebol colombiano.

Foi um símbolo do Atlético Nacional e da sua cidade natal. Era conhecido como "cavalheiro do futebol" e chegou a ser capitão da seleção colombiana e campeão da Copa Libertadores da América, em 1989. Teve uma breve passagem pela Suíça, onde defendeu o Young Boys.

Disputou as Copas do Mundo de 1990 e 1994 e se tornou conhecido por ter feito um gol contra que ajudou a desclassificar a Colômbia em 1994.

No dia 2 de julho de 1994, Andrés Escobar foi assassinado em frente a uma discoteca na cidade de Medellín por Humberto Muñoz Castro. O defensor foi considerado o grande responsável pela derrota de 2 a 1 da Colômbia para os Estados Unidos na Copa do Mundo daquele ano. O resultado contribuiu para a eliminação da seleção no torneio ainda na primeira fase.

Oficialmente não foi comprovado que o assassinado tenha tido relação com a derrota nos Estados Unidos. No entanto, especula-se que a morte tenha sido encomendada por apostadores colombianos que perderam muito dinheiro com o resultado.

Dizem que o atirador enquanto atirava gritava "gol".

volta à página inicial