Make your own free website on Tripod.com
XV Copa do Mundo da FIFA - 1994
Bebeto
Home

bebeto_19980610_gh_r.jpg

Bebeto, pseudônimo de José Roberto Gama de Oliveira (Salvador, 16 de Fevereiro de 1964), é um ex-futebolista brasileiro. Atacante, foi campeão mundial pelo Brasil na Copa de 1994.

Bebeto começou sua carreira em 1983 com o Vitória, destacando-se e de lá transferiu-se para o Flamengo, onde alcançou projeção nacional e internacional.

Jogou ainda no Vasco, na maior transação interna do futebol brasileiro até então e gerando grande polêmica ao se transferir para o maior rival. Já no primeiro ano no Vasco foi campeão brasileiro de 1989. Foi também o maior destaque no Brasileiro de 92,artilheiro com 18 gols, quando o Vasco fez excelente campanha,a melhor da primeira fase, mas terminou em 3º lugar.

Bebeto jogou também no Botafogo no Brasil, Deportivo La Coruña e Sevilla na Espanha, Toros Neza no México, Kashima Antlers no Japão e Al Ittihad na Arábia Saudita. Ele se aposentou em 2002.

Pela Seleção Brasileira, Bebeto marcou 52 gols em 88 partidas após fazer sua estréia em 1985. Ele jogou em três Copas do Mundo: 1990, 1994 e 1998. Também defendeu a Seleção nas Olimpíadas de Seul, em 1988.

Na Copa do Mundo de 1990 estava contundido, ficou na reserva e só entrou na partida contra a Costa Rica, sem se destacar. Em 1994, foi um dos melhores jogadores do torneio, formando dupla com Romário. Marcou três gols e ajudou o Brasil a conquistar o tetracampeonato. Em 98 estava na seleção que foi vice-campeã.

Uma de suas marcas registradas como jogador era o gol de "voleio", onde rebatia a bola num salto de lado, geralmente caindo na chão, e mandando direto pro gol. Quando defendia o Flamengo, também tinha o costume de marcar vários gols de cabeça.

Em entrevista concedida a Léo Batista, no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo (dia 28/10/2007), confirmou ser torcedor do Flamengo. Porém, em outras ocasiões, também já disse ser vascaíno na sua infância e ainda jogando pelo Vasco, em homenagem ao avô chamado Vasco da Gama, mas dizendo que seu amor pelo Flamengo ninguém tiraria. Em entrevista feita pelo programa Tá na área, de 22 de março de 2009, realizado pelo canal Sportv, Bebeto novamente se declarou flamenguista e disse que em sua casa apenas o filho primogênito Roberto Newton é vascaíno.

Fundou, juntamente com Jorginho,o Instituto Bola Pra Frente, inaugurado em 29 de junho de 2000 com o intuito de promover o resgate de meninos e meninas de 6 a 16 anos, em situação de risco social. O instituto está localizado em Guadalupe, comunidade de baixa renda da zona norte do Rio de Janeiro.

volta à página inicial